terça-feira, 15 de setembro de 2015

Alimentos saudáveis? Nem tanto…

Pessoal.
Você pensa que é saudável... mas... não são lights não. Não como imaginamos.
Então é sempre bom ler muito sobre o assunto antes de se jogar no mar de comidas e acabar engordando sem entender o porque. Aqui está uma lista com 10 alimentos que parecem ser saudáveis mas não são tanto. Temos que estar sempre atentos.
ec11
Vamos lá?

1 – Barrinha de cereais 

Elas prometem ser uma ótima opção para o lanche das crianças porque são práticas de armazenar e contêm fibras – nutrientes que aumentam a sensação de saciedade, dão energia e ajudam no funcionamento do intestino e na absorção de gorduras. Especialistas alertam que muitas das barrinhas de cereais que existem no mercado são, na verdade, ricas em açúcar e sódio. Para saber se a que você compra é assim, compare os ingredientes que estão no rótulo… procure marcas em que a fibra esteja no começo da lista. Prefira as de fruta, que são menos gordurosas, e as que contêm flocos de milho, mel, aveia e castanhas.
ec1

2 – Suco de caixinha 

Algumas dessas bebidas, também chamadas de néctar de fruta, têm tanto quanto ou até mais açúcar do que os refrigerantes. São até duas colheres de sopa a cada 200 ml, além de uma quantidade grande de sódio, substância que, em excesso, pode sobrecarregar os rins e aumentar as chances de a criança ter pressão alta no futuro. Os corantes e aromas também aparecem no suco de caixinha (inclusive nos de soja), ou seja, mais química ainda. A saída é alterná-lo com o suco natural. 
ec3

3 – Peito de peru 

Apesar de ser visto como uma alternativa melhor do que o presunto, os dois têm a mesma quantidade de sódio e gordura porque são uma mistura de carne e pele do animal. Para conservar o produto, as indústrias usam nitritos e nitratos, substâncias químicas que, segundo algumas pesquisas, podem causar câncer se consumidas por muito tempo. Por isso, libere esses alimentos embutidos ou processados (e, nessa categoria, entra também a salsicha e a mortadela) apenas uma vez por semana, de preferência a versão sem capa de gordura. 
ec2

4 – Sobremesa láctea 

As sobremesas lácteas (como o queijo petit suisse ou aquelas tipo Danete da vida) são delícia né?? Mas não se engane pela aparência de iogurte, pois elas têm bem menos quantidade de cálcio, são gordurosos e têm pouca proteína. 
ec1

5 – Leite de soja 

A soja é classificada como um alimento saudável, mas nem sempre é uma boa ideia ingerir todos os dias. Isso porque pode ser tão alergênica quanto a lactose, presente no leite de vaca. A soja é uma proteína de difícil digestão, por isso, pode causar alergias alimentares em crianças menores de dois anos, que têm um sistema digestivo imaturo, sabiam disso? Alguns especialistas até questionam o nome “leite”, já que ele não oferece os mesmos nutrientes, como os aminoácidos e o cálcio. Vale substituir por leite de arroz, amêndoa e de cabra. 
ec2

6 – Bisnaguinha 

Ela é molinha e fofinha graças a muita gordura hidrogenada! Esse tipo de pão é feito de farinha branca e açúcar, ou seja, tem poucos nutrientes e nada de fibras.  Os pães de padaria ou feitos em casa, naquelas panificadoras portáteis, também são ótimos substitutos, pois têm menos conservantes. 
ec2

7 – Frozen yogurt 

Eles parecem saudáveis por conta do iogurte, que tem pouca gordura e é fonte de cálcio. Realmente são uma boa opção, mas só se a marca de frozen usar iogurte de verdade em sua formulação. Em 2011, o Proteste analisou oito lojas e constatou que apenas uma usava mesmo a bebida láctea, enquanto as outras misturavam sorvete comum ou à base de iogurte. 
ec3

8 – Cereal matinal 

Já reparou no que sobra no saquinho quando acaba o cereal? Açúcar puro. Pode ser uma boa fonte de energia, já que cada grão do cereal é um grão de milho, mas só. 
Corn Flakes

9 – Empanados de frango 

Parece carne de frango, mas o empanado é o que os nutricionistas chamam de compensado, uma mistura de ingredientes nada nutritivos, como partes de frango, pele, farinha e leite em pó. Então, mesmo que você faça assado em vez de frito, ele não é saudável. 
ec

10 – Produtos light e diet 

Se você tinha a impressão de que poderia consumi-los sem restrições, esqueça! Achar que eles podem ser servidos à vontade, já que têm menos açúcar e gordura, é um erro porque o fabricante adiciona sódio para manter o sabor. Então, melhor ingerir uma quantidade menor da versão tradicional do que o dobro da light.
ec2

Nenhum comentário:

Postar um comentário