quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Queijos e a Dieta Dukan

Resultado de imagem para qual o melhor tipo de queijo 
Oi pessoal,

Compartilho com vocês informações oficiais, do site da Dieta Dukan, a respeito do consumo de queijos na dieta.
Não se deixe enganar pela ideia de que "pode tudo" e "tudo é liberado".
Na Dieta Dukan nós priorizamos o consumo de queijos magros, com baixos teores de gorduras. 

Para escolher o queijo correto basta observar no rótulo do produto a quantidade de Gorduras Totais (%VD). Você pode tanto considerar o valor que é mostrado no rótulo ou ainda fazer o seguinte cálculo:

Gorduras Totais (em gramas) da embalagem do produto multiplicado por 100 (cem). O resultado deverá ser dividido pela porção (em gramas) indicada na embalagem.
Exemplo: Queijo Frescal Ultrafiltrado da marca Polengui® :

Gorduras Totais (em gramas) da embalagem do produto = 3,6g Porção (em gramas) indicada na embalagem = 50g

Iremos calcular 3,6 x 100 ÷ 50 que resulta em 7,2 ou seja, este queijo possui 7,2% de Gorduras Totais

Com isso:

CONSUMO LIVRE EM TODAS AS FASES: Queijos com 0% ou até no máximo 3% de Gorduras Totais podem ser consumidos livremente em todas as fases da dieta. 
Se enquadram nesta categoria: Frescatino® 0% de gordura, Cottage light (Taeq®, Balkis®), Pasta de Cottage light (Taeq®, Balkis®), Requeijão 0% (Danúbio®), Queijo Frescal Ultrafiltrado zero (Danubio ®), Coalhada (Vigor®);

CONSUMO TOLERADO A PARTIR DA CRUZEIRO: Queijos com o percentual de Gorduras Totais acima de 3% até no máximo 7% podem ser consumidos como um Alimento Tolerado a partir da fase de cruzeiro, a porção seria de 30g (1 fatia fina) para queijos de fatiar e 40g para requeijão (1 colher de sopa cheia). 
Se enquadram nesta categoria: Polenguinho light (Polenghi®), Creme de Ricota Light (Balkis®), Ricota Fresca (Tirolez®), Creme de Ricota (Polenghi®);

CONSUMO A PARTIR DA CONSOLIDAÇÃO: Queijos com o percentual de Gorduras Totais acima de 7% podem ser consumidos na fase de consolidação, onde é permitido o consumo diário de 40g (1 fatia média) de qualquer tipo de queijo. Priorize os queijos mais magros (com até 40% de Gorduras Totais) mas se quiser saborear um queijo mais gorduroso, saiba que é permitido, basta não ultrapassar a quantidade recomendada. 
Se enquadram nesta categoria: Queijo Frescal Ultrafiltrado (Polenghi®), Mussarela (Tirolez®, Sadia®), Queijo Prato (Tirolez®, Sadia®), Requeijão Cremoso (Tirolez®, Fazenda Bela Vista®), Requeijão Cremoso Prato (Polenghi®), Queijo Minas (Tirolez®, Fazenda Bela Vista®), Queijo Coalho (Tirolez®), Queijo Parmesão (Fazenda Bela Vista®, Faixa Azul®), Cream cheese (Polenghi®).